fbpx

A importância da presença digital para pequenos negócios

O ano de 2019 fechou com 70% da população brasileira conectada na internet. Este número equivale a 126,9 milhões de pessoas. Esse dado foi divulgado na pesquisa da TIC Domicílios, e traz a realidade que vivemos hoje com a era da internet.

Todo pequeno e médio negócio, que antes tinha mais dificuldade de ser visto, até por conta dos altos custos para aparecer na mídia off-line, hoje tem a oportunidade de marcar presença de forma gratuita em diversas plataformas.

Possuir uma página profissional no Facebook, uma conta no Instagram, um WhatsApp Empresarial e um perfil no Google Meu Negócio, é grátis, e já é um bom começo para se posicionar nas redes sociais.

Mas e depois? O que publicar, como proceder para ser mais visto pelos usuários destas redes sociais?

Primeiro, você precisa saber exatamente quem é o seu cliente, para daí definir quais destas redes sociais irá focar. Saber quem é o seu cliente, o que ele quer e quais problemas dele você irá solucionar, poderá lhe ajudar a definir seus objetivos, linguagem a ser abortada e quais canais utilizar.

Vantagens de utilizar a internet para fazer seu marketing

Visibilidade
Sem sombras de dúvidas, a visibilidade é um dos fatores que você deve considerar. Por aqui, na internet, estamos acessíveis para o mundo inteiro. Hoje as pessoas estão conectadas por meio de seus smartphones e os números de pessoas on-line só aumentam.

Verificação de Resultados
As plataformas digitais proporcionam a verificação constante dos resultados. Se for trabalhar com anúncios pagos, em curto espaço de tempo, você ajusta seu anúncio para não perder dinheiro. Todos relatórios estão a um clique para serem acompanhados.

Orçamento Flexível
Você tem flexibilidade em seu orçamento. Em primeiro lugar você pode apostar em conteúdo orgânico. Fazer postagens que levam informações importantes para as pessoas podem ajudar a aumentar sua visibilidade. Se você tiver disponibilidade pra organizar conteúdo de qualidade, alcançará rapidamente um público maior. Mas se precisar investir em anúncios pagos, as plataformas como Facebook, Instagram, Google, ainda possuem o melhor custo benefício.

Segmentação de público
Sua página atrairá pessoas que possuem interesse em seu conteúdo e seu produto. No entanto, quando você anunciar, terá as possibilidade de segmentar o público de seus anúncios. Você não pode perder tempo e dinheiro, por isso, existem ferramentas dentro das plataformas, para segmentar o público por localização, interesses e etc.

Como eu sempre falo, o marketing digital não é o bicho de sete cabeças. As vezes nos apegamos a detalhes que vão travar o início de nossas ações na internet. Por isso, se você está esperando o momento certo, ou aguardando para acumular mais conhecimento, pra daí dar o play, é melhor rever seus conceitos. Pois, tem muita gente vendendo na internet que está fazendo somente o básico, que é publicar conteúdo relevante para seus clientes, assim acabam atraindo mais pessoas interessadas, depois engajando, e como consequência, as vendas acontecem.