fbpx

Tráfego orgânico: O que é e como gerar

Saber que o tráfego orgânico é essencial para montar uma estratégia de marketing digital. Mas, você sabe o que é?

Tráfego Orgânico é basicamente um conjunto de visitas espontâneas em um site, ou seja, sem que haja investimento em anúncios. É quando um usuário faz uma pesquisa no Google, por exemplo, e cai no seu site sem que você tenha feito um anúncio.

Essas visitas podem vir por meio de Tráfego Direto, quando a URL do seu site é digitada diretamente no navegador; por Tráfego de Referência, que ocorre quando um usuário é direcionado para o seu site ao clicar em um link disponível em um outro site; e por tráfego social, gerado a partir de links compartilhados nas redes sociais.

E como gerar tráfego orgânico?

O primeiro passo é conhecer o seu público para que você direcione corretamente os seus esforços e alcance quem você realmente deseja atingir. Depois, produza e entregue conteúdo de qualidade com os assuntos mais adequados para o seu público.

Além do conteúdo em si, é necessário otimizar esse conteúdo para as ferramentas de busca através de práticas de SEO. E com o conteúdo pronto e devidamente otimizado, aumente o alcance da sua publicação compartilhando em redes sociais, e-mails e listas de transmissão.

O tráfego orgânico é considerado o mais importante pois gera relevância e autoridade, reduzindo gastos com anúncios dando mais retorno a longo prazo. O esforço é grande, mas necessário.